O que você precisa saber antes de comprar uma fechadura eletrônica?

 

 

A fechadura eletrônica sem dúvida, é investimento muito bem aplicado para quem deseja um aumento de segurança, praticidade e conforto; mas pode se tornar um elefante branco, se não tomarmos uma série de precauções antes de efetuarmos a comprar.

Deverão ser analisados vários pontos importantes que listaremos abaixo. Que caso não sejam verificados antes da compra, irão fazer você perder tempo ou até mesmo, jogar seu investimento no lixo.

Nesse mercado de fechaduras eletrônicas, existe fechaduras para portas de entrada e para portas e gavetas de móveis. Primeiro ponto a ser observado é identificar para que fim, você necessita.

 

Fechaduras para Porta ou para móveis

 

As fechaduras digitais para móveis, não tem os mesmos recursos que as fechaduras eletrônicas para portas. Basicamente, só tem uma única forma de abertura que é por senha. Já as fechaduras eletrônicas, dispõem de uma série de recursos que precisam ser definidos antes da compra. Como por exemplo, método de acesso, tipo de porta, espessura, entre outras.

 

Material das Portas

 

Se seu interesse for por fechaduras eletrônicas para portas, precisamos saber qual material da porta, pois existe fechadura para portas de madeira, metal e vidro. Apesar de poucos fabricantes informar quais fechaduras são para porta de metal, as fechaduras para porta de madeira, servem também para as portas de metal. O que vai ser necessário é você antes de efetivar a comprar da fechadura, checar todos os pontos descritos abaixo. O que vale para porta de madeira, vale para as portas de metal.

 

Espessura das Portas

 

A espessura da porta é também muito importante ser observada antes mesmo da compra. Normalmente o instalador só se dá conta que a fechadura não é para aquela espessura de porta, durante o processo de instalação. Aí será tarde! Ele já vai ter furado a porta do cliente, retirado a fechadura anterior, e em alguns casos, nem conseguirá voltar com a fechadura anterior. Além de ter problemas para efetuar a trocar da fechadura, visto que a embalagem vai estar violada, com marcas de instalação.

A maioria das fechaduras eletrônicas para portas de madeiras, são feitas para portas entre 30mm e 45mm de espessura, mas nunca se esqueça de medir a porta antes da compra. Existem portas pivotantes com mais de 70mm.

Já as fechaduras digitais para portas de vidro, normalmente são feitas para espessuras de 8mm-12mm. O que atende basicamente todo o mercado de portas de vidro.

 

Portas de Correr, abrir ou Pivotante

 

Mais um cuidado necessário antes da compra é a verificação da forma de abertura da porta. Pois existem fechaduras específicas para cada tipo de porta: correr, abrir e para portas pivotantes.

 

Fechaduras de Embutir ou Fechaduras de Sobrepor

 

As fechaduras de embutir, são fechaduras que substituem as fechaduras convencionais. O mecanismo fica no interior da porta. Já as fechaduras de sobrepor, normalmente não tem maçaneta e são instaladas em conjunto com as fechaduras tradicionais. Apesar de existirem alguns modelos de embutir, que não tem maçaneta.

 

 

Porta Direita ou Porta Esquerda

 

Caso opte por fechaduras com maçanetas, mais um cuidado deverá ser tomado. Existe fechadura para Porta Direita, Porta esquerda e para ambas as portas. As fechaduras para Porta direita, nunca poderão ser instaladas em porta esquerda e vice-versa. Porém alguns fabricantes têm modelos de fechaduras que é possível a troca do lado da maçaneta.

Agora o que é porta esquerda ou porta direita?

Para identificarmos o tipo de porta, basta você estar do lado de fora do imóvel e olhando para porta, verificar para que a lado a porta se abre. Por exemplo, ela se abre da esquerda para direita, falamos que essa porta é DIREITA. Mas caso você esteja na mesma situação e a porta se abrir do lado direto para o esquerdo, falamos que essa porta é ESQUERDA.

 

Métodos de Acesso

 

Atualmente existem diversos métodos de acesso as fechaduras eletrônicas. Desde os mais simples como senha até os mais complexas como por exemplo, reconhecimento facial e abertura pela Internet.

Iremos falar um pouco de cada método de acesso existente no mercado.

 

Senha

 

Esse é o método mais usual e está presente em mais de 90% da fechadura digitais hoje em dia.

 

Biometria

 

A biometria já é a forma mais difundida de abertura nas fechaduras digitais, por utilizarem esse recurso, também chamamos de fechaduras biométricas.

Para quem ainda não conhece, as fechaduras biométricas, funcionam da seguinte maneira: cadastra-se a digital da pessoa que irá ter o acesso e a partir desse momento, basta colocar o dedo cadastrado no leitor biométrico, para ter acesso ao imóvel.

 

Cartão de Proximidade - RFID

 

Algumas fechaduras dispõem do recurso de abertura por cartão de proximidade, ou RFID. Para ter acesso basta cadastrar o cartão na fechadura e quando for entrar, é só aproximar o cartão da fechadura que o acesso será liberado.

A vantagem desse acesso é que hoje, muitos empresas e condomínios utilizam esse mesmo cartão para abrir portas, chamar elevadores e bater o ponto na hora do trabalho. Sendo assim, você poderia dispor de um único cartão para todos esses acessos.

 

Reconhecimento facial

 

Fechaduras com reconhecimento facial, como o próprio nome diz, faz a leitura da face do usuário e grava esses dados na memória. Assim que alguém se aproxima da fechadura a mesma faz a leitura do rosto e compara com o banco de imagens de faces salvas. Caso identifique a semelhança, a fechadura será liberada.

Ainda são poucos os fabricantes que a utilizam dessa tecnologia. Nenhum fabricante nacional utiliza esse método de abertura. Até porque o custo ainda é muito elevado.

 

Bluetooth

 

Essa tecnologia já está mais difundida, porém o custo ainda está salgadinho. O que considero como maior benefício nesse método de acesso é a possibilidade de gerarmos um relatório de acessos que ocorreram em um determinado período. Apesar que para isso seja necessário estar próximo a fechadura. A outra vantagem é você poder gerar uma chave de acesso para qualquer pessoa e enviá-la por SMS, Email ou Whatsapp. O Visitante recebe essa chave, baixa o APP no smartphone com Bluetooth e faz o acesso dentro do período estipulado. Após o período, não será mais possível a entrada no imóvel.  

 

Acesso via Internet

 

Esse acesso é o mais completo e cômodo para o proprietário. Com um APP instalado em seu smartphone é possível fazer cadastramento de visitantes, permitindo o acesso com data marcada. Receber as informações de abertura e fechamento da porta em seu celular em qualquer lugar em tempo real.

 

Chave mecânica

 

A chave mecânica é uma forma de abertura em caso de emergência. Não deve ser utilizada diariamente. E sim, no caso de pilhas fracas. Mas nem todas fechaduras utilizam esse recurso.

 

Quantidade de permissões para acesso

 

Quando pensamos em fechaduras eletrônicas para residências, essa questão talvez não seja tão relevante, pois a grande maioria dos fabricantes, permite o cadastramento de pelo menos 4 senhas distintas. O que atenderia a maioria das residências. Até porque não faz sentido utilizarmos senhas diferentes para moradores, nas fechaduras que não geram relatórios de acesso. O mais comum, seria termos uma senha para a família e outra senha para os funcionários, que caso venha a ser demitido, a mesma poderá ser cancelada.

Agora vamos imaginar o seguinte necessário: Uma empresa que tem mais de 200 funcionários e gostara de ter uma senha para cada colaborador. A fechadura mencionada acima, não atenderia as necessidades da empresa. Precisaríamos procurar uma fechadura com essas especificações. Da mesma forma, é necessário fazer essa verificação para a método de acesso que você deseja utilizar.